Na tradução literal, em inglês, TTL significa Through The Lens, que em português quer dizer Através da Lente.
Claro, que apenas traduzir as siglas, não explica muita coisa. Então afinal, o que é TTL?
Existem inúmeros acessórios para utilizar nas câmeras DSLR/Reflex, como filtros, tubos de extensão, para sol, etc. Vamos entender nesse momento, que todos esses acessórios modificam e “atrapalham” o modo que a iluminação irá chegar até a lente. A maioria das câmeras modernas possuem leitura TTL, ou seja, junto com o sensor de foco e o fotômetro, ela faz a medição da luz que chega aos sensores.
Porém, como nem tudo na vida é fácil, ao trocar de lente ou alterar o zoom, muda-se toda a medição.
Com o flash manual, o fotógrafo precisa utilizar-se de toda sua experiência e analisar o cenário, fotometrar, calcular a potência de acordo com a distância, etc, sempre que fizer algum tipo de alteração na câmera/lente.
Já no caso dos flashs TTL, e do rádio TTL, recebem a leitura do cálculo de potência feito pelo TTL da câmera. Ou seja, mesmo que o fotógrafo utilize mais de um flash, a medição será apropriada e igual para todos os flashes utilizados. E assim, não terá o tempo perdido em ajustes para cada flash.
Confira aqui o TTL que a TREV distribui, da Pixel King.
Existe uma eterna discussão na fotografia, onde o fotógrafo só pode se denominar dessa maneira, se utilizar a câmera DSLR/Reflex e seus componentes no modo manual. É compreensível, e correto afirmar isso, porém, dizem que o TTL, por ter esse tipo de medição direto da câmera, também é considerado automático.
A fotografia é um ramo difícil, que necessita trabalho árduo e muito estudo. O fotógrafo deve conhecer a teoria, deve ter prática e sempre pensar no bem para o cliente e para a área fotográfica. Porém, se existe a possibilidade de obtenção da mesma qualidade (como é o modo TTL), no qual o processo é menos complexo e demandará menos tempo, devemos quebrar os paradigmas e os velhos costumes, para sempre aprimorar o trabalho e entregar o melhor resultado possível para o cliente.