10 dicas para fotografar casamentos – DICAS

capa

Na segunda-feira, no facebook da TREV, foi postada uma notícia no qual, noivos estavam processando a fotógrafa pelo registro do casamento (diga-se de passagem, com toda razão).

Para ver a notícia, acesse o seguinte link: http://migre.me/eejYy.

Para evitar casos como esses, o fotógrafo deve estar ciente da importância do mesmo, em um momento tão importante na vida dos noivos e de suas famílias. Mais do que registrar os momentos, as fotos se tornam um “portal”, no qual, gerações e gerações poderão estar presentes na data tão importante.

A fotografia, assim como a memória, nunca envelhece, mesmo amarelada, presa em um porta-retrato antigo, pois a foto já se encontra colada no vidro. Ninguém deseja esquecer um momento, e o retrato fotográfico é a melhor maneira de nos recordamos.

img1

(Foto:Reprodução)

Para que tudo isso não vire pesadelo (para os noivos, e para o fotógrafo), muitas medidas devem ser tomadas, porém, não se preocupe, a experiência é a melhor “arma” contra problemas. Mas e você fotógrafo iniciante, não irá documentar um casamento? Aqui vão algumas dicas básicas, para eternizar um dos momentos mais importantes da vida do casal:

1- Seja paciente

Sempre, SEMPRE, irá ocorrer imprevistos, correria, desespero. Fique calmo, não entre no desespero alheio e esteja sempre ciente que você terá a noite toda para o casamento, por isso, não há motivos para se apressar. Não seja o tipo de fotógrafo que diz “se passar do horário combinado, vou embora”.

2- Visite o lugar que será fotografo

E por que não aproveita e faz algumas fotografias, como teste de iluminação?

3- Verifique todo o material com antecedência

Todos conhecem a fama do fotógrafo. Somos atrapalhados, desorganizados, e deixamos tudo para último momento. Mas é para isso que estamos aqui, para mudar esse cenário. Verifique todo seu equipamento na noite anterior, nada de sair atrasado e pegando tudo que vê pela frente, correndo.

4- Experimente lentes fixas

Claro que as “lentes convencionais” são essenciais na hora de registrar todos os momentos, porém, lentes fixas proporcionam efeitos magníficos de campo de profundidade, que com certeza irá fazer com que os noivos, se apaixonem pelo seu trabalho e indiquem para amigos.

5- USE TTL

Acredite, irá salvar sua vida em muitos momentos. (Para quem não sabe o que é TTL, clique aqui para acompanhar o post a respeito). Um flash TTL possui capacidade de corrigir 1, 2 e provavelmente, até 3 pontos de luz.

6- Fotografe em RAW

Seu cartão de memória vai lotar? Sim. Para descarregar e tratar as imagens, o tempo será maior? Sim. Mas acredite, você irá sentir uma grande diferença entre JPG e RAW, e seu cliente, irá perceber muito mais.

7- Faça o arroz com feijão

Você vai se deparar com muitas dicas de fotógrafos, dizendo que o mercado está saturado de fotos retratos, fotos jornalísticas, fotos comuns. Irão dizer para você tentar novos ângulos e perspectivas. Porém, nem sempre o “fora do padrão” será bem aceito pelos noivos, por isso, antes de tentar fotos mirabolantes, faça o comum, as poses e ângulos padrões. Depois de se certificar que possui todo material necessário, transforme o casamento, em obras de arte. Abuse do seu estilo.

8- Fique atento aos momentos importantes

Ao contratar o serviço do fotógrafo, os noivos SEMPRE, irão esperar encontrar no CD, fotolivro, etc, algumas fotos, como: a troca de alianças, o beijo, os pais emocionados, todos os padrinhos, etc. Na cerimônia, esteja 100% do tempo, pensando na logística das fotos, qual é o momento ideal para fotografar cada convidado. Os “agregados”, poderão ser fotografados na festa, mas não se esqueça de ninguém, pois sempre haverá uma tia-avó que se esconde das fotos, porém, que a noiva irá querer nos registros.

9- Entenda a religião

Casamento existe em quase todas as religiões, porém, algumas fogem do padrão “casamento católico”, então, procure sempre entender a religião, os momentos “diferentes”, que devem ser fotografados (por exemplo, no casamento judaico, o noivo quebra um copo durante o ritual). Não seja surpreendido, pesquise e pergunte aos noivos, todos os momentos importantes que devem estar registrados.

10- Estude muito

Leia livros, utilize sua família de modelo, vá até igreja fotografar alguns santos, participe de workshops, esteja ligado as tendências, veja revistas de fotografia, moda, casamento, jogos. Tudo pode se tornar portfólio e ideias futuras, fotografar casamento, não é apenas enquadrar a mão dos noivos ao trocarem as alianças. Toda sua bagagem cultural está presente no momento que seu dedo pressiona o botão disparador.