Iluminação para vídeos no Youtube – DICAS

TREV_BLOG_ILUMINA_O-YOUTUBE

Atualmente, o youtube não é apenas um site para acrescentar qualquer tipo de material, além disso, se tornou uma ferramenta para divulgação de trabalho: entrevistas, vídeos para mostrar talento musical ou apenas para expor suas ideias.

E por mais que digam diferente, ninguém faz upload de um vídeo, para não ter visualizações.

Mas é necessário pensar e analisar todo o envolto de uma produção, afinal, não basta sentar de frente a uma câmera DSLR/Reflex, e apenas com ela, esperar uma superprodução, afinal, o que irá diferenciar um canal no youtube que terá muitas visualizações, para um canal que ninguém irá assistir?

Obviamente, o assunto ou tema tratado no vídeo é muito importante, mas são necessários cuidados e técnicas para que seu potencial, não seja ofuscado pela péssima qualidade do vídeo.

Sem duvidas, a iluminação é o principal diferencial, entre um vídeo amador e um profissional.

CUIDADOS E TÉCNICAS COM ILUMINAÇÃO

A iluminação, para um vídeo simples, no qual a câmera irá ficar estática e o objeto/pessoa filmado não irá se movimentar muito e permanecerá no ângulo de filmagem, aqui vão algumas dicas:

– Nunca grave contra a janela

Se você gravar virado contra uma janela, a iluminação externa irá invadir a “visão” da lente e a câmera DSLR/Reflex irá identificar que existe muita luz no ambiente, e tentará compensar o “excesso” de iluminação, fazendo com que o objeto/pessoa fique apenas a silhueta.

– Use iluminação LED

Além de ser uma luz fria, os iluminadores LED não gastam tanta energia, quanto os outros tipos de iluminação.

– Como usar os iluminadores LED

Existem algumas maneiras de se utilizar os iluminadores, para obter uma imagem de boa qualidade, uma delas (e talvez, a principal) é utilizar a luz principal (recomenda-se TREV LED900), que deve ser posicionada em uma posição frontal, no qual, seu objetivo é realizar um “efeito holofote”.

O videomaker poderá utilizar a luz dura ou fazer o uso de difusores, as duas maneiras estão corretas, tudo dependerá o objetivo e a impressão que você deseja que seu vídeo passe.

Porém, o iluminador LED frontal, irá causar sombras e não deixará a imagem com a qualidade que ela ainda pode ter.

Para isso, devemos usar a luz de preenchimento (recomenda-se TREV LED600). Esse iluminador LED, possui a função de eliminar as sombras causadas pelo iluminador frontal, e deve ser posicionada em um ângulo de 45º do objeto/pessoa que está sendo filmado. Sua intensidade deve ser menor que a principal, para poder preencher os espaços que o iluminador frontal não atingiu.

Tanto o iluminador principal, quanto a luz de preenchimento devem ser posicionadas de cima, para baixo (e a luz de preenchimento deve ser posicionada em uma altura mais baixa que a principal).