O que é o modo TTL? – DICAS

TREV_BLOG_TTL

Na tradução literal, em inglês, TTL significa Through The Lens, que em português quer dizer Através da Lente.

Claro, que apenas traduzir as siglas, não explica muita coisa. Então afinal, o que é TTL?

Existem inúmeros acessórios para utilizar nas câmeras DSLR/Reflex, como filtros, tubos de extensão, para sol, etc. Vamos entender nesse momento, que todos esses acessórios modificam e “atrapalham” o modo que a iluminação irá chegar até a lente. A maioria das câmeras modernas possuem leitura TTL, ou seja, junto com o sensor de foco e o fotômetro, ela faz a medição da luz que chega aos sensores.

Porém, como nem tudo na vida é fácil, ao trocar de lente ou alterar o zoom, muda-se toda a medição.

Com o flash manual, o fotógrafo precisa utilizar-se de toda sua experiência e analisar o cenário, fotometrar, calcular a potência de acordo com a distância, etc, sempre que fizer algum tipo de alteração na câmera/lente.

Já no caso dos flashs TTL, e do rádio TTL, recebem a leitura do cálculo de potência feito pelo TTL da câmera. Ou seja, mesmo que o fotógrafo utilize mais de um flash, a medição será apropriada e igual para todos os flashes utilizados. E assim, não terá o tempo perdido em ajustes para cada flash.

TREV_BLOG_TTL 2

Confira aqui o TTL que a TREV distribui, da Pixel King.

Existe uma eterna discussão na fotografia, onde o fotógrafo só pode se denominar dessa maneira, se utilizar a câmera DSLR/Reflex e seus componentes no modo manual. É compreensível, e correto afirmar isso, porém, dizem que o TTL, por ter esse tipo de medição direto da câmera, também é considerado automático.

A fotografia é um ramo difícil, que necessita trabalho árduo e muito estudo. O fotógrafo deve conhecer a teoria, deve ter prática e sempre pensar no bem para o cliente e para a área fotográfica. Porém, se existe a possibilidade de obtenção da mesma qualidade (como é o modo TTL), no qual o processo é menos complexo e demandará menos tempo, devemos quebrar os paradigmas e os velhos costumes, para sempre aprimorar o trabalho e entregar o melhor resultado possível para o cliente.