Iluminação Chroma Key – DICAS

TREV_BLOG_CHROMA_KEY

Nesse post do blog TREV, iremos apresentar técnicas importantes, para iluminação de Chroma Key. Para quem não sabe, o Chroma é uma técnica muito utilizada em sets de filmagem, broadcast e cinema, que consiste em gravar no fundo verde ou azul, e eliminá-lo na pós produção, substituindo-o por uma imagem estática/vídeo ou para isolar o personagem filmado e acrescentá-lo em outra cena.

Trabalhar com Chroma Key exige, acima de tudo, planejamento, e existem algumas técnicas para se obter um resultado satisfatório.

O material utilizado para o fundo, posicionamento do ator, espaço físico, são atributos importantes, porém, a iluminação é o que difere entre um fundo real e aquela sensação de imagem falsa e, além disso, se torna um grande facilitador no momento da pós produção.

Devemos sempre ter em mente de que, tudo que vamos fazer irá facilitar o editor para o recorte final do vídeo.

Ciente de que a iluminação é fator determinante, não podemos ignorar os outros aspectos, como por exemplo: Manter o ator mais afastado possível do fundo (no mínimo,3 metros), a cor do fundo pode ser azul ou verde (e claro, a pessoa que está sendo filmada, não deve conter nenhum acessório no corpo com a cor do fundo), a pós produção se torna mais difícil se as roupas forem claras, etc. São alguns cuidados que devem ser tomados para obter o resultado final desejado.

A iluminação é um dos fatores mais difíceis de acertar (porém, se feito da maneira correta, é o grande divisor de águas entre um trabalho amador e um profissional). Em um estúdio com Chroma Key, o mais importante é pensar na uniformidade da luz que incide no fundo, ou seja, não queremos algumas partes iluminadas, outras partes escuras, e assim por diante.

TREV_BLOG_CHROMA_KEY 2

(Imagem: Lite Panels)

No mínimo, 5 iluminadores LED devem ser utilizados na filmagem, com a seguinte composição: 2 iluminadores LED para o fundo (esses devem ser os mais potentes, de modo que cubra todo o fundo de maneira uniforme), mais 2 iluminadores voltados para o assunto a ser filmado, de modo que a iluminação seja cruzada e projete a sombra para fora da área filmada e por fim, um iluminador LED para Back Light (ou contra luz), com um filtro âmbar, para facilitar o recorte na pós produção.

Para conferir a linha de LED STUDIO da TREV, clique aqui.

Assim como na fotografia, não existe uma maneira indiscutível de qual técnica utilizar na filmagem, porém, há algumas formas de proceder que são básicas, para fazer o básico. Após se aprimorar e com muito estudo e experiência, o produtor irá se adequar e criará seu próprio estilo e a maneira que se sente mais confortável de trabalhar.