Iluminação LED para fotografia still – DICAS

TREV_BLOG_ILUMINACAO_ESTUDIO

O termo fotografia still é uma prática muito comum nos dias de hoje, principalmente, no mundo da fotografia publicitária. Muito utilizado para fotografias de embalagens, produtos e acessórios dos mais variados.

Existem inúmeras maneiras de realizar a foto still, tudo vai depender do estilo do fotógrafo ou (como sempre, o que prevalece) o tipo de fotografia que o cliente pedir (ou exigir).

Nesses tipos de foto o fundo é um dos fatores decisivos, pode ser infinito branco (que além de dar efeito de profundidade para o produto, ainda permite a inserção de outros fundos posteriormente), pode ser composto, um cenário, ou enfim, não existem limitações.

Talvez mais importante do que o fundo, na postagem do blog TREV, iremos mostrar um pouco da composição da iluminação nesses tipos de foto.

Antes de fazer fotos mirabolantes, com super produções, o fotógrafo que começou a se aventurar nesse tipo de fotografia, precisa entender o básico da iluminação de foto still.

Após definir o fundo, um dos padrões a serem seguidos, é o seguinte:

TREV_STILL

A câmera DSRL/Reflex deve estar em posição frontal, na altura do objeto, para não ocorrer distorções nas medidas do produto.

Para iluminar o fundo, é recomendado o uso de LED600, ou superior, voltado para baixo em direção ao fundo do produto e deve estar preso, preferencialmente, por uma girafa (não é necessário iluminar toda área branca do fundo, o foco deve ser na região que o produto se encontra). A elevação do LED vai variar do espaço que você possui, porém, o manuseio da potência pode ser trabalhoso devido a altura, para isso, existem LEDs que funcionam controlados por uma mesa DMX (clique aqui para mais informações).

Para efeito de preenchimento da foto, um LED900 deve estar posicionado na lateral do assunto a ser fotografado, com um ângulo de 90º. Na outra ponta da mesa um LED900 ou LED1200 deve ser colocado com um ângulo médio de 30º.

Com exceção da iluminação do fundo, recomenda-se o uso de um difusor nas luzes do LED, para não ficar uma iluminação “dura”.

O ideal (porém, não é regra) para a fotografia still, é uma iluminação adequada e suficiente, para a câmera utilizar ISO 100.

Como dito anteriormente, esse é apenas um dos padrões para a realização da fotografia still, tudo depende do que é pedido pelo cliente e da experiência do fotógrafo em criar seu próprio estilo.

Nota de rodapé: A imagem utilizada nessa postagem foi retirada do livro “Estúdio na prática”, de Newton Medeiros. Uma leitura recomendadíssima para quem deseja se aprofundar e para quem já está nesse mundo fotográfico.