A importância de uma boa iluminação!

TREV_A_IMPORTANCIA_DE_UMA_BOA_ILUMINACAO

O que diferencia um profissional de um amador? Uns dizem que é o nível de comprometimento, outros insinuam que é sorte e alguns arriscam dizer que são os contatos. Essas suposições podem ser verdadeiras, porém nada disso será possível, ou duradouro, se o trabalho apresentado ao cliente não possuir um alto nível de qualidade.

Nos dias de hoje, com o avanço da internet no dia-a-dia das pessoas e com a televisão que nos bombardea a todo o momento com novas tecnologias, o consumidor que contrata o serviço não espera nada menos que uma produção Hollywoodiana, e para isso, não basta apenas possuir uma filmadora Sony Full HD, super tecnológica que faz até filmagem em 3D ou uma DSLR/REFLEX CANON ou NIKON, full frame, HD, milhões de megapixels e com 25.000 de ISO.

É inegável que a qualidade da câmera fará diferença na produção final, e se você puder investir em uma super máquina, não pense duas vezes, porém, é necessário (e indispensável), pensar em outros acessórios que você irá precisar. E uma categoria desses acessórios indispensáveis são os de iluminação, nesse caso, o LED ON CAMERA ou iluminador LED, como preferir chamá-lo.

O investimento não será tão alto quanto o de uma câmera nova (UFA!), portanto nunca faça seu evento sem possuir, no mínimo, um desses LEDs.

Agora você pode perguntar, “Ok, mas quando devo usar o LED ON CAMERA, e como usá-lo?”. A resposta não é tão complicada, porém você, profissional experiente ou iniciante, terá que se adaptar as diferentes adversidades encontradas na hora de fazer uma boa filmagem ou fotografia.

Primeiramente, escolha o modelo de iluminador LED que você deseja possuir, e aqui posso dar algumas dicas:

– Um exemplo clássico são as coberturas jornalísticas e tradicionais de casamentos, no qual, haverá vários ambientes (igreja, salão para jantar, ambiente externo, “balada”, etc.) e obviamente, a iluminação irá variar nos ambientes, portanto, prefira os LEDs que possuem dimmer (controle de intensidade da luz). Isso é interessante, e fará total diferença no seu trabalho, pois você poderá variar a luz de acordo com o ambiente e dará uma real impressão de como a festa aconteceu, pois nenhum cliente irá querer ver suas fotos ou filmagens na escuridão total, com pessoas aparecendo apenas nos momentos que as luzes coloridas piscam (como é o caso da “baladinha”), mas também não irão querer que todo ambiente esteja super iluminado, com um clarão que pareça que a festa foi no céu.

TREV_ILUMINACAO_IMPORTANCIA_FOTO_DIVULGACAO(FOTO: DIVULGAÇÃO)

– Em aniversários, também ocorre à mudança de ambientes e iluminação, porém, o grande “rival” do fotógrafo ou câmeraman (operador de câmera) é à hora do parabéns, onde todas as luzes se apagam e a iluminação é feita apenas pela super vela do bolo (que só falta disparar fogos de artifício), no qual, o profissional corre grande risco de sua imagem sofrer do fenômeno da contra-luz, e na hora do desespero, a tendência é colocar a câmera no automático, e com toda tecnologia disponível, ela querer compensar a grande emissão de luz da vela do bolo e toda imagem fica escura.

Para evitar tais problemas, como dito anteriormente, o profissional terá que possuir um discernimento rápido de qual potência utilizar. Não adianta uma dica pronta do que fazer, pois não existe a “receita do bolo” da iluminação, com o tempo o profissional pega o jeito de qual iluminação é mais adequada.

Portanto, com esses dois exemplos, verificamos que o LED ON CAMERA com dimmer se torna essencial para melhores fotos ou gravações, porém, existem alguns modelos que facilitam e profissionalizam o trabalho, que são os LEDs com ajuste de temperatura de cor, que podem ser substituídos (sem tanta perfeição de ajuste) por filtros (ex: filtro difusor cristal (transparente), filtro âmbar (3200ºK) e filtro magenta (minus green)).

Vamos analisar o que significa o termo temperatura de cor:

“TEMPERATURA DE COR: corresponde à tonalidade aparente da luz, sendo sua unidade expressa em graus Kelvin (K). A maioria das lâmpadas tem temperaturas de cor variando entre tonalidades alaranjadas (2.300K), amareladas, brancas e branco-azuladas (6.000K).”

TREV_LINHA_LED_ON_CAMERA

Ou seja, esse ajuste, basicamente, permite que equilibre a “cor que o ambiente está”.

Mas como assim a cor do ambiente? Mesmo que seja quase imperceptível em um primeiro momento aos nossos olhos, seja luz natural ou luz artificial, cada tipo de lâmpada ou clima, emite uma temperatura de cor diferente, e o profissional terá que, novamente, analisar o tipo de iluminação presente em cada lugar. Abaixo se encontra uma relação de temperatura de cor que as luzes emitem:

Luz natural:

– Ensolarado: Basicamente uma luz branca, porém com algumas variações, a luz do dia (meio-dia) emite 5.500º Kelvin, uma luz bem branca.

– Sombra: a luz continua branca, porém, com um início de tonalidade azul e emite em média 7.000º Kelvin.

– Nublado: O mesmo caso de fotografar e filmar na sombra, porém com emissão um pouco menor, 6.000º Kelvin.

Luz artificial:

– Fluorescente: Recomenda-se o uso do filtro magenta, pois a tendência desse tipo de iluminação é uma tonalidade esverdeada. Emite em média 4.200º K.

– Tungstênio: Luzes incandescentes tendem a deixar a imagem amarelada, e em média uma temperatura de 2.800º K.

A dica que fica para o fotógrafo ou operador de câmera é sempre analisar o local que fará o trabalho com antecedência, para evitar imprevistos e realizar um trabalho digno de sua capacidade.

Como visto no texto, a iluminação é um fator determinante no desempenho e execução de um trabalho profissional, por isso, mesmo que você não possa comprar ainda sua câmera profissional último modelo, vale a pena comprar uma DSLR/Reflex ou filmadora um pouco mais antiga e investir na aquisição de um LED ON CAMERA (iluminador LED), ao invés de depender do flash embutido (no caso das câmeras), pois não possuem grande qualidade, ou sequer, longo alcance.

Portanto, entre tantos princípios que a fotografia e a filmagem possuem, devemos lembrar que sem luz, não há imagem.

LINHA TREV LED ON CAMERA

Para conhecer a linha TREV LED ON CAMERA, compatibilidade, equivalência e potência, clique aqui.