10 dicas para prolongar o tempo de uso!

TREV_10_DICAS_BATERIAS

No mundo da fotografia e do vídeo, existem inúmeros acessórios que ajudam e facilitam na hora da fotografia ou da filmagem. Os usuários de câmeras digitais, câmeras DSLR/Reflex, filmadoras, etc., sejam profissionais ou amadores, sempre estão atrás de novidades e cuidam de seu equipamento como se fosse um filho, para que na hora de fotografar ou filmar, consigam o melhor resultado possível.

Porém, no meio de tantos acessórios e do anseio de obter uma linda imagem que irá se perdurar por gerações, muitas pessoas se esquecem do objeto que torna tudo isso realidade, a bateria.

Profissional ou amador, quem nunca se deparou com a imagem da bateria no visor, com apenas um pontinho, e começou a torcer (ou se desesperar), para conseguir fotografar e filmar o que deseja antes que a bateria chegasse ao seu fim?

De modo a evitar alguns transtornos e cenas perdidas, o blog TREV separou 10 dicas para que sua bateria de íons de lítio tenha um maior tempo de uso.

1a.) Use o visor ótico

Se sua câmera digital fornece a opção de utilizar o visor ótico ao invés da tela LCD, não pense duas vezes, altere essa função agora.

Nada gasta mais bateria em uma câmera do que a tela LCD, porém, se não existir essa possibilidade, há outra saída. Entre nas configurações da máquina e diminua, o quanto puder o brilho da tela, assim, também poupará energia.

2a.) Evite visualizar ou deletar fotos na câmera

Como dito anteriormente, a tela LCD gasta uma enorme quantidade de carga da bateria, mas agora imagine olhar a foto todo momento ou não gostar da foto e deletá-la a todo instante. Esqueça a opção de visualização da câmera e deixe para conferir ou deletar apenas no computador.

3a.) Se possível, desligue a câmera se estiver em desuso

Essa é uma dica difícil para os amantes de fotografia e impossível para os profissionais, porém, em momentos de descanso ou com a certeza de que não irá perder nenhuma fotografia ou gravação, desligue sua câmera amadora, DSLR/Reflex, filmadora e etc., acredite, irá fazer uma grande diferença.

4a.) Use o flash apenas quando necessário

Nada de deixar a câmera configurada para flash automático, você é um amante da fotografia, você sabe julgar quando o uso é necessário. O flash consome muita bateria, e você não vai querer ver sua bateria descarregada desnecessariamente. Além disso, aposto que você irá avaliar muito melhor as condições de luz para fotografia ou filmagem.

5a.) Retire a bateria da câmera quando não estiver em uso

Essa não é uma dica, é lei caso você vá dar aquelas merecidas férias para sua câmera.

6a.) Não armazene a bateria totalmente descarregada

Caso você não vá usar sua bateria por um longo período, não armazene totalmente descarregada ou carregada, pois isso pode ocasionar em danos permanentes ou a perda de vida útil da mesma. O ideal é deixá-la com uma carga de 30% a 40%, de preferência em um local sem umidade.

7a.) Evite expor a bateria a baixíssimas temperaturas

Em temperaturas baixas, ao fotografar ou filmar, você irá notar que sua bateria irá necessitar de recargas constantes. Quando não estiver na câmera, procure armazenar sua bateria em locais mais quentes, como no bolso, por exemplo.

8a.) Recarregue a bateria quando estiver com 20% ou 30% da carga

As baterias de íons de lítio não possuem efeito de memória (viciam), logo, a recarga pode ser realizada a qualquer momento, porém, para evitar ficar sem carga e obter o funcionamento ideal, recomenda-se que carregue a bateria com 20% a 30% de carga.

9a.) Use e recarregue a bateria ao menos uma vez por ano

Caso você tenha aquela câmera de estimação que quase nunca usa e a bateria só serve para ela ou você possui mais de uma bateria, e utiliza apenas uma, a dica que o blog TREV dá, para todos os casos, utilizar e carregar a bateria ao menos, uma vez por ano. Isso evita com que você perca a vida útil da bateria.

10a.) E por fim, sempre tenha uma bateria extra

Nos mundos da fotografia e da filmagem, precaução nunca é demais, por isso, sempre que for fotografar/filmar um evento ou está naquela reunião rara de família, sempre tenha uma bateria a mais para emergências. Para usuários de câmeras profissionais (DSLR/Reflex), o blog TREV recomenda o uso de battery grip.

Confira nossa matéria sobre a utilidade do battery grip.

E lembre-se sempre de descartar as baterias em locais apropriados. Clique aqui e confira alguns pontos de coleta perto de você.

Fontes: www.techtudo.com.br e www.pcworld.uol.com.br

Para conferir a linha TREV de baterias, é só clicar aqui.