Segurança e conforto no uso de câmeras profissionais!

TREV_B-GRIP_CINTO_ALÇA_DE_MÃO

Fotografar em eventos com grande quantidade de pessoas pode se tornar um problema, devido aos esbarrões e a falta de respeito que os fotógrafos sofrem.

Nessas ocasiões, a preocupação em segurar a câmera, para que ela não caia no chão pode atrapalhar até os mais experientes profissionais, e com isso, são grandes os riscos de perder alguma fotografia, ou pior, ver sua câmera no chão.

Uma opção para evitar a queda da câmera é pendurá-la através da alça original, porém este é outro problema que assola os fotógrafos pois gera um esforço constante da musculatura do pescoço e da coluna.

Alguns fotógrafos improvisam e dão “algumas voltas” com a alça original das câmeras profissionais ao redor da mão (ou punho) para amenizar este problema, isto faz com que alivie o esforço sofrido pelos dedos que seguram a câmera.

Além disto, são constantes os relatos de profissionais que sofrem de tendinite nos dedos/pulso por manter a câmera profissional, flash e lente tele-objetiva na mão direita durante toda a duração de um evento.

Em geral, qualquer tipo de fotógrafo, inclusive os amadores ou amantes da fotografia estão sujeitos aos mesmos problemas dos profissionais.

Foi pensando nisto que foi desenvolvida a alça de mão B-GRIP.

As alças de mão B-GRIP HAND STRAP (HS) B-GRIP HAND STRAP PLUS (HS+) proporcionam maior segurança e conforto para o manuseio das câmeras DSLR/Reflex.

As alças de mão da linha B-GRIP são adaptadas a uma base com a plataforma “flip-out” que consiste em um sistema retrátil para posicionar a câmera na horizontal sem que a lente encoste na superfície.

Outra diferenciação desta base é o encaixe universal para engate rápido de tripés (padrão Manfrotto) que facilita a transferência da câmera entre o tripé, a mão do fotógrafo e a sua cintura (B-GRIP EVO), de maneira segura, simples e rápida.

Segundo Itiro Iida, especialista em ergonomia (ciência que estuda o design de produtos/equipamentos de modo a facilitar e adaptar o uso dos mesmos no dia-a-dia): “- a mão humana é uma das ferramentas mais completas, versáteis e sensíveis que se conhece”.

As câmeras DSLR/Reflex seguem um padrão ergonômico para confecção das suas empunhaduras, porém, mesmo com estudos, cada fotógrafo possui um tamanho de mão diferente. Assim, muitas vezes, o uso de alguns modelos de câmera torna-se incômodo ou difícil de manusear.

A partir do momento que se entende esse conceito, o uso da alça de mão se torna de grande utilidade, garantindo conforto e segurança para uso da câmera.

Uma versatilidade a mais do B-GRIP HS e B-GRIP HS+ é a possibilidade de ser ajustado de acordo com o tamanho da mão do usuário.

Curiosidades e Dicas:

Fotografar com câmeras DSLR/Reflex se tornou mais acessível nos últimos tempos, porém, fotógrafos iniciantes precisam tomar cuidado para não manter antigos costumes do manuseio das câmeras compactas.

A principal busca no uso da sua câmera profissional é estabilidade. Tudo que você irá fazer será sempre focado em manter a câmera estável para, assim, não perder o foco ou “tremer” na hora de fotografar.

Então, aqui vão algumas dicas de como não passar vergonha com a câmera, e ainda por cima, ficar com pose de fotógrafo profissional:

– Sempre segure a câmera com a mão direita: mesmo que você seja canhoto as DSLR/Reflex possuem uma empunhadura. Pense que segurança e firmeza são essenciais nesse caso, pois além de segurar a câmera você terá que pressionar o botão de controle do obturador (aquele que bate as fotos).

– Com a mão esquerda, segure a lente: será fundamental para a estabilidade da câmera segurar bem a lente, pois algumas podem ser bem pesadas. Além direcionar e estabilizar a câmera, você terá que utilizar a mão esquerda para focar e controlar o “zoom”.

– Fotos verticais: especialistas e profissionais recomendam fotografar com a empunhadura para cima, pois além de ser mais confortável e dar mais dinâmica ao manuseio do equipamento, o usuário ganhar um ar de fotógrafo profissional. Porém, não existe uma regra, nesse caso fica a critério de cada pessoa.

LINHA TREV B-GRIP

Para mais informações sobre alça de mão e produtos B-GRIP, clique aqui.

Agora é com você e com a alça de mão B-GRIP. Ótimos cliques!

Para receber mais novidades do mundo da fotografia, vídeo profissional e broadcast, curta o nosso facebook.